Documentário que relata esquema de corrupção em Pilão Arcado ganha prêmio Libero Badaró de Jornalismo
O Câmera Record faturou o prêmio Libero Badaró de Jornalismo, na categoria “Melhor Reportagem Cinematográfica”, na noite desta segunda-feira (24). O programa levou ao ar o documentário Laranjas do Sertão, que revelou um esquema de corrupção na cidade de Pilão Arcado, região norte da Bahia. A denúncia mostrou que mais de R$ 20 milhões foram desviados dos cofres públicos. A reportagem foi realizada por Marcus Reis, Cristiano Teixeira e Darlan Penido.
HISTÓRICO
Os repórteres encararam a difícil missão de descobrir quem eram os “Laranjas do Sertão”, o esquema de corrupção que já desviou mais de R$ 20 milhões de uma prefeitura na Bahia. O dinheiro deveria ser usado em obras que nunca passaram de promessas ou saíram do papel. Houve uma empregada doméstica e um empacotador de mercado que ficaram ricos e não souberam. Os nomes deles aparecem em contratos milionários com a prefeitura, mas são “laranjas” de um esquema comandado por políticos e empresários. Um grupo que fatura alto à custa do sofrimento de toda a população.
A reportagem também mostrou os “caçadores de água”. Eles passam os dias cavando a terra seca para matar a sede da população. Em muitas comunidades, moradores denunciam que são punidos com a falta da água por não votar no prefeito. Na área do ensino, a cidade é uma das piores na avaliação do Ministério da Educação. Estudantes e professores chegam a caminhar 16 km a pé para estudar. Não há ônibus escolar, nem transporte público na cidade. A população se arrisca nos chamados “caminhões pau de arara”.