sexta-feira, maio 9, 2025

Remanso e Sobradinho implementaram lei geral da micro e pequena empresa

remanso

Com a medida adotada, as duas cidades passam a fazer parte dos municípios que tem Políticas de Desenvolvimento Implantadas. Isso quer dizer que, entre outras coisas, o governo municipal simplificou e integrou seus processos de abertura de empresas, capacitou funcionários para facilitar a abertura e o desenvolvimento dessas empresas.

Com a implementação da lei da Micro e Pequena Empresa, o município também é obrigado a destinar pelo menos 30% do recurso da merenda escolar para a agricultura familiar, planejar suas compras contemplando os pequenos negócios, adquirir 30% do valor total das compras municipais de pequenos negócios.

Para o gerente regional do SEBRAE, Carlos Cointeiro, a postura adotada pelo o poder executivo das duas cidades significa um avanço para esses municípios. “Isso facilita a abertura de novas empresas e o crescimento das empresas que já existem. A implementação dessas políticas de desenvolvimento implantadas valoriza os micro e pequenos empresários porque obrigatoriamente a Prefeitura é obrigada a fazer parte das suas compras às empresas do município” destacou Carlos Cointeiro.

Remanso e Sobradinho estão à frente de municípios como Juazeiro, que ainda não montaram a estrutura necessária para que o município realize as Políticas de Desenvolvimento Implantadas.  De 2012 a 2015, mais de 3.000 municípios conseguiram implementar a Lei Geral nos parâmetros estabelecidos pelo Sebrae.

O conjunto de iniciativas propostas pelo Indicador de Políticas de Desenvolvimento implantadas foi escolhido por se tratar de uma ampliação dos benefícios tratados pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O indicador apresenta uma combinação de políticas e de ações que estão relacionadas à decisão municipal de transformar a realidade e qualidade de seus ambientes de negócios.

Neste ano de 2016, os governos dos municípios de Remanso e Sobradinho se comprometeram em implementar a lei e assim fomentar a abertura de novas empresas e contribuir para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas já existentes nos dois municípios.

A partir daí passaram a implantar os quatro eixos exigidos pelo o novo indicador. Abriram a Sala do Empreendedor em cada prefeitura, os municípios passaram a integrar a Rede Simples, passaram a planejar as Compras Públicas e treinaram Atores de Desenvolvimento.

Esses eixos foram escolhidos por serem partes importantes do ambiente de negócios, por representarem pontos fundamentais para o empresário, serem de responsabilidade dos municípios e por ampliarem as oportunidades de crescimento do empreendedorismo em todo país.

É obrigação de o município ter Agente de Desenvolvimento nomeado e capacitado no curso avançado; e um secretário municipal capacitado pelo SEBRAE. Os atores do desenvolvimento são peças chaves para que as políticas de desenvolvimento possam ser implementadas nos municípios, Tratam-se de guardiões dos pequenos negócios na administração pública. Sem os atores não é possível fazer com que as ações sejam institucionalizadas e se mantenham permanentemente. Esse eixo é fundamental para dar sustentabilidade ao trabalho que o SEBRAE fomenta nos municípios.

As discussões sobre o papel dos pequenos negócios na economia brasileira começaram na Constituinte como um dos alicerces da Constituição Federal de 1988. À época, o artigo 179 destacou a importância do tratamento jurídico diferenciado. Esses artigos serviram de base para a construção de diversas leis, 9.317/96, 9.841/99 e a Emenda Constitucional 42 de 2003, que mostraram a necessidade da criação de uma política que estabelece de fato o tratamento diferenciado para pequenos negócios. Após anos de trabalho, discussões e articulações, foi promulgada a Lei Complementar 123/2006, que é conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Pela natureza da legislação foi necessário um trabalho de sensibilização dos municípios brasileiros para a regulamentação de alguns artigos.

ASCOM SEBRAE

Recentes

Secretaria de Saúde de Remanso realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

A Secretaria Municipal de Saúde de Remanso promove neste...

Remanso é contemplada com curso gratuito para eletricistas da Neoenergia Coelba; veja como se inscrever

Remanso está entre as cidades escolhidas para receber um...

Governo bloqueia bens de associações corruptas e determina ressarcimento a aposentados e pensionistas do INSS

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (8/5) as primeiras...

Secretária de Educação recebe equipe do IF e inicia processo de escolha dos cursos em Remanso

O sonho do Instituto Federal está cada vez mais...

Newsletter

Secretaria de Saúde de Remanso realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

A Secretaria Municipal de Saúde de Remanso promove neste sábado, dia 10, o Dia D de vacinação contra a gripe (influenza). A ação é...

Remanso é contemplada com curso gratuito para eletricistas da Neoenergia Coelba; veja como se inscrever

Remanso está entre as cidades escolhidas para receber um curso gratuito de capacitação para eletricistas, oferecido pela Neoenergia Coelba por meio da Escola de...

Governo bloqueia bens de associações corruptas e determina ressarcimento a aposentados e pensionistas do INSS

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (8/5) as primeiras medidas de punição a fraudadores do INSS e de ressarcimento a aposentados e pensionistas que...