A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (22), acirrou diversas rivalidades pelo país. Em São Paulo, Palmeiras e Santos venceram Grêmio e Atlético-GO, respectivamente, e pressionaram o líder e rival Corinthians. Em Minas, o Atlético-MG venceu o clássico contra o Cruzeiro. E em Salvador, o Bahia bateu o Vitória.
Na briga pelo título, Palmeiras e Santos chegaram a 53 pontos. O Verdão está na frente por causa do saldo de gols. O Corinthians tem 59 e um jogo a menos – enfrentará o Botafogo nesta segunda-feira (23), às 20h (de Brasília).
Vice-líderes
Grêmio e Palmeiras fizeram um jogo muito tenso no 1º tempo. Os dois times erraram demais no ataque e criaram poucas chances de gol.
Mas o Verdão deslanchou em campo após o intervalo. Em apenas 17min, o time conseguiu três gols: primeiro Dudu arriscou de fora da área e contou com um desvio no caminho para comemorar o gol; depois, Moisés pegou um rebote na área e ampliou; e Dudu marcou de novo após cruzamento rasteiro de Mayke.
O Palmeiras acabou recuando depois disso e tomou gol de Michel, aos 33min, mas a reação do Grêmio acabou aí.
Já o Santos começou bem no jogo e conseguiu abrir o placar aos 30min do 1º tempo. Após cobrança de escanteio de Lucas Lima, Ricardo Oliveira cabeceou para o gol.
Depois do intervalo, o Peixe administrou bem a vitória, poderia até ter ampliado o placar, mas desperdiçou boas oportunidades.
Clássicos
O Cruzeiro saiu na frente no clássico mineiro. Aos 31min do 1º tempo, Rafinha deu passe para Thiago Neves chutar de direita, da entrada da área, e balançar a rede.
Porém, tudo mudou no 2º tempo. Aos 16min, Otero empatou com gol de cabeça. Apenas cinco minutos depois, Robinho driblou Henrique, chutou para o gol e decretou a virada. Ele mesmo definiu o placar final aos 36min, com outro belo gol.
Com esse resultado, o Atlético-MG chegou a 41 pontos e voltou a briga pela zona de classificação para Copa Libertadores. Já o Cruzeiro está em 5º, com 47 pontos.
Em Salvador, o o primeiro gol do jogo só saiu no 2º tempo. Foi de Mendoza, aos 2min do 2º tempo. O final foi emocionante: aos 38min, Wallace empatou a partida. Mas aos 44min, Edigar Junio conseguiu decretar a vitória do tricolor.
Agora o Bahia chegou a 38 pontos e se distanciou da zona de rebaixamento. Já o Vitória ficou com 33 e ainda pode terminar esta rodada na área da degola.
Atlético-PR 2x 1Sport
Furacão e Leão também fizeram um jogo emocionante na Arena da Baixada. Lucho Gonzalez abriu o placar, com gol aos 16min do 2º tempo. Mas Diego Souza empatou em cobrança de pênalti, aos 25min. O gol decisivo também foi de pênalti: Felipe Gedoz cobrou com sucesso aos 43min.
Fonte: Yahoo