A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (17), a operação Transbordo, contra roubos de carga sem seis estados. Os agentes da PF cumprem 180 mandados judiciais expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió, dos quais 105 de busca e apreensão, três de interdição de empresas e 72 de prisão, 25 só na Bahia. As demais detenções são em São Paulo (32), Alagoas (11), Rio de Janeiro (2), Pernambuco e Ceará, com um cada.
A ação visa desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de furto e receptação de cargas e caminhões. De acordo com os investigadores, a quadrilha atua “valendo-se de falsas comunicações de crimes de roubo, além de adulteração de veículos, golpes em seguradoras e outros delitos”.
Em nota, a PF informou que a “Orcrim contava com a participação dos motoristas dos caminhões, os quais simulavam terem sido sequestrados por assaltantes, enquanto outros integrantes realizavam a desativação dos dispositivos de segurança do caminhão e a subtração da carga, sendo que ao final o motorista comparecia em um órgão policial para realizar falsa comunicação de crime”.
O prejuízo estimado apenas com a subtração de cargas e caminhões chega a R$ 8,6 milhões.
Metro1.