Com a chegada do mês de junho, muita gente fica empolgada com a temporada de festas juninas. E, a maioria das pessoas, acaba se preocupando em sair da dieta e pensando nas horas que terá de compensar na academia para queimar todas as calorias. Porém, estar atento à alimentação balanceada nesta época também é fundamental. As comidas típicas podem ser deliciosas, mas é preciso ter atenção e tornar essas receitas mais balanceadas pode ser uma opção mais saudável.
De acordo com a nutricionista Tamiris Oliveira, da Cia. da Consulta, datas comemorativas é uma época que estamos mais propensos a exagerar na ingestão de alimentos não saudáveis. “É preciso ter moderação no momento de consumir as receitas e, se possível, deve-se optar por opções caseiras. Dessa forma, a preocupação é menor com o teor de sódio, açúcar ou gordura que estarão presentes nos alimentos.”
Confira, abaixo, as comidas de festa junina que podem ser saudáveis:
Milho verde – Consuma assado ou cozido e é importante economizar no sal ou na manteiga.
Pinhão – Além de ser naturalmente muito saudável, deve ser cozido somente em água.
Pipoca – Existe uma maneira de deixar essa receita mais saudável. Em casa, prepare o milho no micro-ondas com a tampa própria do aparelho doméstico e deixe de 2 a 4 minutos em potência alta. Depois, acrescente pouca quantidade de sal.
Arroz doce e Canjica – Cereais com fonte de carboidrato. Se forem preparados, por exemplo, sem leite condensado e com menos açúcar, podem ser bem nutritivos.
Vinho quente e quentão – São calóricos porque contém álcool e grande quantidade açúcar, por isso, vale a pena moderar no consumo. Quem quiser uma alternativa, pode prepará-lo, em casa, sem álcool, usando gengibre, casca de laranja, sucos de frutas e especiarias, como canela e cravo-da-índia.