Já está em execução uma nova etapa do Projeto Cisternas em Pilão Arcado. O Projeto que promove o acesso da população mais pobre à água de qualidade para o consumo humano e para a produção de alimentos é desenvolvido pelo Consórcio sustentável do Território do São Francisco (Constesf), por meio de convênio com a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, vinculada ao Ministério da Cidadania.
Em Pilão Arcado já são mais de 250 tecnologias construídas gratuitamente, divididas entre cisternas de consumo humano, com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água da chuva e barreiros trincheira que pode armazenar até 500 mil litros. Nesta nova etapa mais 50 barreiros já estão sendo construídos.
Iniciado em 2015 o Projeto Cisternas já atendeu mais de três mil famílias em 10 municípios da região. “O Projeto cisternas vem desde 2015 proporcionando mais qualidade de vida, segurança alimentar e oportunidade de geração de renda às famílias beneficiadas. Trata-se de uma grande transformação no nosso sertão. Famílias convivendo com o semiárido com mais dignidade graças às tecnologias que recebem”, ressaltou o Presidente do Constesf, o Prefeito de Canudos, Genário Rabelo.
Texto Jacqueline Santos /Ascom Constesf