Em alinhamento com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, neste 18 de maio, o Facebook e a associação SaferNet Brasil lançaram a campanha “Denuncie. Não compartilhe”. O objetivo é educar e conscientizar os internautas sobre a importância de não disseminar conteúdo que pode vitimizar crianças e adolescentes.
O projeto levará às pessoas um vídeo educativo sobre como lidar com um conteúdo que explora jovens, alertando que o compartilhamento (mesmo aquele cuja intenção é expressar indignação ou choque) é ilegal e acaba por causar ainda mais dano à vítima. Além disso, o vídeo trará orientações sobre as ferramentas apropriadas para se denunciar materiais dessa natureza.
O Facebook já utiliza alguns mecanismos para evitar a propagação de conteúdos prejudiciais a crianças e adolescentes. “Nós utilizamos inteligência artificial e machine learning para proativamente detectar conteúdos de nudez e exploração infantil previamente desconhecidos, entre outras medidas”, conta Daniele Kleiner, gerente de bem-estar do Facebook na América Latina. “Queremos ajudar a tornar a Internet um lugar mais seguro para todos e, em especial, para as crianças e os adolescentes.”