sexta-feira, maio 9, 2025

Marcos Palmeira emite nota sobre o reajuste salarial dos professores; Confira

Em vista dos protestos realizados por um pequeno número de professores da rede municipal que exigem o reajuste salarial de 33,24% autorizado pelo Presidente Bolsonaro em portaria que já é considerada inconstitucional por muitos especialistas.

O Prefeito de Remanso Marcos Palmeira (PCdoB) lançou uma nota pública onde fala sobre a necessidade de estudar caminhos possíveis para garantir o reajuste sem prejudicar o funcionalismo público.

Leia a nota na íntegra:

Nada mais justo que um salário que atenda às necessidades do professor.

A Constituição de 1988 delegou aos municípios a responsabilidade da educação infantil nas creches até 3 anos, pré escola até 5 anos e ensino fundamental dos 7 aos 14 anos. Ao longo do tempo, reformas constitucionais e alterações reduziram os repasses e hoje, de cada 100 reais arrecadados o município recebe 14 reais.

Destes repasses, somados à receita própria, 25 por cento tem de ser aplicado em educação e 15 por cento em saúde. O restante é manutenção, salários e se sobrar, investimentos. Nestes últimos anos a retração econômica, a pandemia e a inércia do governo federal, não incentivando atividades econômicas capazes de gerar emprego e renda, reduziu a receita municipal.

Assumimos em janeiro de 2021 e desde então arcamos com a irresponsabilidade de gestão anterior que não pagou salários e deixou todos os servidores sem receber. Encontramos o caos administrativo. Desorganização, equipamentos sucateados, dívidas com fornecedores e etc.

Ao longo de 2021, pagamos quase 6 milhões de reais em salários atrasados, assumimos parcelamento das dívidas previdenciárias, pagamos fornecedores, reativamos convênios, honramos dívidas com prestadores de serviço e fornecedores; ao custo de não poder investir e não ter sobra para reajustar servidores que há anos estão sem receber nem a reposição a que tem direito.

De repente, sem que houvesse contrapartida à altura, os prefeitos do Brasil foram surpreendidos com uma decisão oportunista e eleitoreira do Presidente Bolsonaro e do Ministro da Educação, materializada em uma portaria que reajusta em 33,24 por cento o salário dos professores da educação básica.

Todo reajuste, todo respeito ao Plano de Cargos e Salários, todos os incentivos, são mais que merecidos pelos professores do município de Remanso. Mas precisamos ver os caminhos possíveis.

Pedi um estudo completo do setor financeiro e contábil e o impacto deste reajuste nas contas do município, que me será entregue na segunda feira, 7 de março. Enviarei para a Câmara de Vereadores, na terça-feira, 8 de março, o percentual possível do reajuste. E a decisão vai passar também pela necessidade e compromisso de continuar a pagar em dia os salários de todos os servidores.

Lamento profundamente a paralisação acatada por alguns professores e reitero o pedido para que retornem às aulas.

Remanso, 03 de março de 2022
Marcos Palmeira
Prefeito

Recentes

Secretaria de Saúde de Remanso realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

A Secretaria Municipal de Saúde de Remanso promove neste...

Remanso é contemplada com curso gratuito para eletricistas da Neoenergia Coelba; veja como se inscrever

Remanso está entre as cidades escolhidas para receber um...

Governo bloqueia bens de associações corruptas e determina ressarcimento a aposentados e pensionistas do INSS

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (8/5) as primeiras...

Secretária de Educação recebe equipe do IF e inicia processo de escolha dos cursos em Remanso

O sonho do Instituto Federal está cada vez mais...

Newsletter

Secretaria de Saúde de Remanso realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

A Secretaria Municipal de Saúde de Remanso promove neste sábado, dia 10, o Dia D de vacinação contra a gripe (influenza). A ação é...

Remanso é contemplada com curso gratuito para eletricistas da Neoenergia Coelba; veja como se inscrever

Remanso está entre as cidades escolhidas para receber um curso gratuito de capacitação para eletricistas, oferecido pela Neoenergia Coelba por meio da Escola de...

Governo bloqueia bens de associações corruptas e determina ressarcimento a aposentados e pensionistas do INSS

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (8/5) as primeiras medidas de punição a fraudadores do INSS e de ressarcimento a aposentados e pensionistas que...