Região

Protesto de comunidades tradicionais paralisa mineradora há 9 dias em Sento Sé

Desde o dia 30 de janeiro a empresa Tombador Iron Mineração suspendeu as atividades no município de Sento Sé (BA) graças a um protesto de comunidades tradicionais que bloquearam a BA-210 para passagem dos caminhões da mineradora. As famílias reivindicam o imediato asfaltamento de cerca de 100km da rodovia estadual.

Moradores e moradoras das onze comunidades na Serra da Bicuda contam que o fluxo intenso de caminhões na estrada não asfaltada tem impactado negativamente em seu cotidiano. Durante as chuvas, a estrada fica intransitável para carros pequenos por conta da lama e, na seca, as nuvens de poeira se espalham pelas casas e plantações, afetando a saúde das pessoas e das lavouras, além do aumento de acidentes envolvendo os caminhões e pequenos veículos, pedestres e ciclistas.

A BA-210 liga as comunidades até o centro urbano da cidade de Sento Sé e vem sendo utilizada pela Tombador Iron Mineração para escoar o minério de ferro extraído nas minas da Serra da Bicuda. O bloqueio na estrada tem impedido a passagem apenas dos veículos da mineradora, os carros de pequeno porte estão transitando normalmente.

Deixe uma resposta