Um novo estudo apresentado em um congresso mundial de cardiologia aponta que homens que nunca se casaram têm duas vezes mais chances de morrer dentro de cinco anos após um diagnóstico de insuficiência cardíaca em comparação homens que já foram casados ou mulheres de qualquer estado civil.
A pesquisa utiliza dados de um amplo estudo sobre aterosclerose, doença arterial coronariana causada pelo acúmulo de placas nas paredes das artérias que fornecem sangue ao coração. O levantamento conta com a participação de 6.800 adultos norte-americanos entre 45 e 84 anos. Os pesquisadores compararam as taxas de sobrevivência entre os 94 participantes do estudo com insuficiência cardíaca, desde o momento do diagnóstico, por gênero e estado civil, durante um período médio de acompanhamento de 4,7 anos.
De acordo com os resultados, os homens que nunca se casaram tinham duas vezes mais chances de morrer dentro de aproximadamente cinco anos após o diagnóstico em comparação com as mulheres de qualquer estado civil.
Os solteiros ao longo da vida tinham cerca de 2,2 vezes mais chances de morrer do que os homens casados, mas os homens viúvos, divorciados ou separados não apresentavam risco aumentado de morte em comparação com os homens casados. O estado civil não foi um preditor significativo de morte entre as mulheres, de acordo com o estudo. *com informações CNN