Bahia registra alta de mais de 130% do número de casos de covid-19; foram registrados 3 óbitos na ultima semana

 Bahia registra alta de mais de 130% do número de casos de covid-19; foram registrados 3 óbitos na ultima semana

Confundida muitas vezes com uma gripe ou resfriado, a covid-19 foi um marco na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo em 2020. Contudo, mesmo com a vacina, muitas pessoas têm deixado de lado os cuidados diários. Diante disso, o aumento de casos da doença no estado está voltando a crescer.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na Semana Epidemiológica 44, que foi do dia 29 de outubro até o dia 4 de novembro deste ano, 874 casos de covid-19 foram registrados no estado e 3 óbitos foram notificados. Na semana anterior, 645 casos foram confirmados. Os dados ainda apontam que durante todo o mês de outubro, 1.436 casos foram confirmados e 10 mortes foram registradas.

Mesmo com dados tão expressivos, muitas pessoas ainda não estão à procura das medidas de prevenção. Máscara, álcool em gel e testes rápidos continuam sendo esquecidos nas farmácias. Após pesquisas realizadas em quatro drogarias num bairro da capital baiana para saber se a população está procurando os itens de prevenção contra a covid-19, em todos os estabelecimentos a resposta foi negativa. Um dos locais precisou retirar os testes rápidos das prateleiras, pois, com a baixa procura, o item acumulou e está próximo do vencimento.

A médica infectologista, Clarissa Cerqueira, reforça que a baixa procura pelas medidas de prevenção é um dos fatores que contribuem para o aumento de casos no estado. “Acredito que esse aumento de casos está relacionado a diversos fatores. Desde a redução da aplicação das medidas de prevenção, até a vacinação e uma queda natural de anticorpos que vão acontecendo após a vacina. Tem muita gente que não completou o esquema vacinal ou tomou uma dose há muito tempo. E isso (a alta nos casos) também tende a piorar com a chegada de turistas”, explicou.

Happy Hour da Vacina

Em virtude do aumento no número de casos da covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando o “Happy Hour da Vacina”, que teve início na última terça-feira (7) e segue até hoje (9). Essa ação tem o objetivo de intensificar o acesso ao imunizante. Unidades de saúde, drives e locais de grande circulação estão fazendo parte da mobilização e ficarão abertos até às 20h.

O imunizante a ser aplicado de forma exclusiva nesses locais é a dose bivalente, para pessoas com 12 anos ou mais. Dentre os locais que estão disponíveis para a aplicação da Bivalente estão o Shopping da Bahia, Shopping Bela Vista, Supermercado Gbarbosa Costa Azul, Atakarejo Cajazeiras e Shopping Piedade.

Prevenção

Para a infectologista, Dra. Clarissa Cerqueira, ainda não é o momento de utilizar máscara nas ruas da cidade. Ainda assim, ela reforça a importância de aplicar as medidas de prevenção em determinadas situações.

“Acredito que o mais importante é, se a pessoa está com algum sintoma respiratório, precisa testar para COVID. Se for positivo, deve se isolar. Não é para ignorar, não é para deixar de lado ou achar que é só uma gripe ou resfriado. Agora com os casos aumentando é preciso avaliar a questão do uso em ambientes de alto risco como em ambiente hospitalar e serviços de cuidado à saúde. No caso de pessoas com comorbidades que vão para algum lugar aglomerado, podem sim usar máscara”, salientou.

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *