quarta-feira, abril 30, 2025

Criança morre e governo da BA apura denúncia de negligência médica

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) abriu sindicância para apurar os atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, após a morte de um menino de 1 ano e 3 meses.

Segundo Natália Bastos, mãe de Brayan Bastos, o garoto foi levado para o Hospital da Criança na quarta-feira (24) após apresentar febre.

No local, ela foi informada que o menino não poderia ser atendido porque estava com temperatura de 38.4 graus, abaixo do exigido pelo protocolo da unidade: a partir dos 39 graus.

De acordo com Natália Bastos, ela foi orientada a levar o filho para a UPA de Feira de Santana, que fica próxima do HEC. O garoto piorou, teve uma convulsão e morreu na sexta-feira (26).

“A gente chegou no HEC, pegaram o oxímetro e aferiram a temperatura dele. Estava em 38.4 e a moça que estava realizando a triagem me informou que no HEC só estavam atendendo a partir dos 39 graus ou casos mais graves”, contou a mãe de Brayan.

Natália Bastos contou que ao chegar na UPA, o menino recebeu medicamentos na veia. “Na primeira medicação ele ficou normal, mas ninguém ficou observando. Eu até mencionei que Brayan nunca tinha tomado medicação na veia”.

“Quando a medicação foi trocada, instantaneamente ele começou a agonizar nos meus braços. De repente Brayan desfaleceu nos meus braços, instantaneamente”, relembrou.

A mãe do menino afirmou ainda que o menino ficou pálido e com a boca roxa.

“Coloquei ele na maca, comecei a gritar: ‘meu filho não está respirando’. Os enfermeiros ficavam chamando uns aos outros e eu mesma comecei a fazer a ressuscitação de Brayan”, afirmou.

Natália Bastos disse ainda que acredita que o atendimento demorou por causa do “despreparo e da inexperiência da equipe de enfermagem”.

“A médica também demorou e depois de uns 40 minutos, nós já estávamos no HEC, mesmo hospital que eu tinha ido primeiro. Eles transferiram para o HEC, não me deixaram ficar nem na recepção e depois a médica me falou que Brayan já tinha chegado lá sem os sinais vitais”, relatou a mãe do menino.

A família do menino informou que vai acionar a Sesab na Justiça.

G1 BA/Fotos: Reprodução/TV Bahia

Recentes

Zó participa de ato de entrega de equipamentos a municípios da região Norte para ações de combate à seca

O deputado estadual Zó do Sertão participou nesta segunda-feira,...

Polícia Militar cumpre mandado de prisão e prende dupla acusada de homicídio em Remanso

Policiais Militares da 25ª Companhia Independente de Polícia Militar...

Vereador Carlos Castro propõe transformação do Pelotão de Remanso em Companhia Independente da PM

Durante sessão na Câmara Municipal de Remanso, o vereador...

Famílias atípicas participam de caminhada de conscientização sobre o autismo em Remanso

Na última sexta-feira (24), o grupo de mães atípicas...

Newsletter

Zó participa de ato de entrega de equipamentos a municípios da região Norte para ações de combate à seca

O deputado estadual Zó do Sertão participou nesta segunda-feira, 28, junto com o governador Jerônimo Rodrigues, em Salvador, de ato de entrega de equipamentos...

Polícia Militar cumpre mandado de prisão e prende dupla acusada de homicídio em Remanso

Policiais Militares da 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) – 3º Pelotão, realizaram a prisão de dois homens acusados de envolvimento em um...

Vereador Carlos Castro propõe transformação do Pelotão de Remanso em Companhia Independente da PM

Durante sessão na Câmara Municipal de Remanso, o vereador Carlos Castro apresentou o Requerimento nº 001, solicitando a transformação do 3º Pelotão da Polícia...