Lula lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turnos, mostra pesquisa

 Lula lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turnos, mostra pesquisa

pesar da recente queda na popularidade devido à confusão sobre a taxação do Pix, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda mantém vantagem na corrida eleitoral de 2026, pois, se a eleição fosse hoje, o petista venceria todos os candidatos da oposição em todos os cenários, no primeiro e no segundo turnos, conforme dados da Pesquisa Genial Quaest divulgada nesta segunda-feira (3/2).

A enquete faz parte do levantamento da Quaest divulgado, na semana passada, mostrando, pela primeira vez desde janeiro de 2023, que a reprovação do governo Lula ficou maior do que a aprovação. A nova pesquisa inclui nomes do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido) como possíveis candidatos na próxima corrida ao Palácio do Planalto.

Para o primeiro turno, foram traçados quatro cenários e, para o segundo turno, seis. Foram listados oito candidatos na corrida presidencial no primeiro turno: Lula, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos); Gusttavo Lima; o influenciador Pablo Marçal (PRTB); Eduardo Bolsonaro; o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT); o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Em todos os quatro cenários, o atual chefe do Executivo tem de 28% a 33% das intenções de voto. O governador paulista recebeu apenas 13% dos votos e o cantor sertanejo, de 12% a 18%, dependendo do cenário. Pablo Marçal foi citado por 11% a 13% dos entrevistados – menos do que brancos e nulos, que variou de 14% a 19%. O deputado Eduardo Bolsonaro, filho número 3 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível, recebeu 11% das intenções de voto. Já a preferência por Ciro Gomes, variou entre 9% e 13%, dependendo do cenário.

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *