Na noite do dia 15 de fevereiro, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Remanso realizou um evento em comemoração aos 45 anos do Partido. O evento, que contou com a presença de filiados, militantes, simpatizantes e autoridades locais, foi marcado por discursos, palestras e homenagens.
A abertura oficial foi conduzida pelo presidente do Diretório Municipal, Pedro Ferreira de Castro. Em seguida, tomaram a palavra o Coordenador da Articulação Sindical Rural da Região do Lago de Sobradinho, João Neto; a sindicalista Beró Silva; e o vice-prefeito de Juazeiro-BA, Tiano Félix.
O cientista social e secretário de Formação Política do SINERGIA/CUT, Gilberto Santana, proferiu uma palestra destacada, intitulada “A democracia e o diálogo como caminho para enfrentar os desafios e consolidar as vozes do povo no projeto de governo”. Em sua exposição, Gilberto fez uma retrospectiva histórica, desde a chegada dos portugueses ao Brasil até a ascensão do PT à presidência da República, ressaltando as conquistas alcançadas pelas camadas mais necessitadas da população por meio de políticas públicas implementadas.
Também participaram do evento o procurador do Estado da Bahia, Hugo Régis; o jornalista Edson Brito; e o vereador e presidente do PCdoB de Remanso, João Santos Roque, conhecido como João Pinga Pinga.
Também compuseram a Mesa de Honra a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso, Maria Domingas; o secretário municipal de Agricultura, Samuel Ferreira; e o ex-vereador e ex-presidente do PT de Remanso, Pedro Alves da Costa, popularmente conhecido como Pedrinho da Colônia.
O evento foi encerrado com um coquetel servido no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso, local onde ocorreu a celebração. O momento foi de confraternização e celebração das conquistas e da trajetória do Partido dos Trabalhadores ao longo de suas quatro décadas e meia de existência.