Após a repercussão da fala polêmica do governador Jerônimo Rodrigues, do estado da Bahia, em que usou a expressão “jogar os eleitores bolsonaristas na vala”, ele pediu desculpas nesta segunda-feira (5). Jerônimo afirmou que utilizou a palavra de forma inadequada, ressaltando que estava ao lado da sua base e que jamais teria a intenção de expô-la com esse tipo de comportamento.
O governador reconheceu o erro e se desculpou publicamente: “Se afetou alguém, posso fazer isso pessoalmente (pedir desculpas). Não vou fugir do meu lugar e do meu jeito de fazer política. Acho que a palavra ‘vala’ foi um exagero, talvez dito no calor do momento”, declarou Jerônimo.
Ele destacou ainda que estava apenas contextualizando sua fala ao comparar os governos de Lula e Bolsonaro. “Estava ao lado de Lídice, do deputado Cajado, da deputada Fabíola, do Raimundinho, do Ricardo Rodrigues… Jamais iria expor minha base a esse tipo de comportamento”, completou.
A declaração gerou forte reação de opositores, como os deputados Leandro de Jesus (PL) e Diego Castro (PL). Este último afirmou, nas redes sociais, que apresentou uma denúncia formal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governador Jerônimo Rodrigues (PT) por conta da fala polêmica.