Remanso

Lançamento do livro Remanso Entre Fatos e Memórias: a História do Museu do Sertão

No dia 29 de outubro aconteceu significativo evento cultural em nossa cidade, com o lançamento do livro Remanso Entre Fatos e Memórias: a História do Museu do Sertão. O livro da autora Marisa Muniz conta a história do Museu e contextualiza o uso dos objetos constituintes do acervo que traduz as características identitárias dos remansenses.

O evento realizado no Rotary Club, após a novena da padroeira, contou com a presença de mais de 100 pessoas que prestigiaram a amostra de cinco módulos de exposição do museu que trabalharam as relações de poder entre as estruturas político-sociais ainda presentes na sociedade atual. No primeiro módulo, pela presença do badalo do sino da Igreja, a palmatória, o chapéu e a caneta tinteiro dos comerciantes da época, o segundo módulo da exposição apresentava a forte presença da religiosidade dos sertanejos através dos oratórios, o terceiro representava a presença da mulher com exposição de utensílios de cozinha da caatinga e por fim, o último módulo que apresentou os objetos de alto valor tecnológico com os quais os remansenses lidavam. Houve ainda apresentação de poesias, histórias e a celebração de Termo de Parceria entre a Secretaria Municipal de Remanso e a Associação Cultural do Museu do Sertão. Além da comunidade remansense, estiveram presentes representantes de diversas instituições e visitantes ilustres como a Coordenadora da Ágora/Polo de Remanso, o autor remansense Astrogildo Miag e familiares de Antônio Coelho.


O evento reafirmou como conteúdo do livro uma mensagem forte das populações vítimas de barragem. Mas toda cidade sempre representa uma ação civilizatória, por isso a cidade é sempre acumulação de tempos. A cidade é o espaço e tempo da vida. É onde se constroem os referenciais com a vida em coletivo, a relação de vizinhança. Assim era Remanso até 1976, uma cidade que pelo poder da sociedade reproduzia a si própria acumulando tempos na paisagem do cais, da Igrejinha, da praça do Ó…

A luta pela cultura que minha Marisa passou a fazer dentro de casa aos poucos se foi extrapolando para a cidade. Como um “tesouro vivo” a contar e recontar causos, histórias e “ajuntar”, a estes, peças memoriais para consagrar o Museu do Sertão. O passado oferece na narrativa de Marisa Muniz um sentido novo, pois pertence à memória. É o tempo do ontem que esclarece e elucida, no presente, a trajetória de um povo que se fez descobrindo e inventando um modo de viver em um solo que não era o seu.


Nesta edição Marisa Muniz insiste mais uma vez em fazer história, registrando-a, dando-lhe a compreensão temporal, a importância simbólica e o espaço histórico que servirá de fonte para tantas gerações vindouras.

Serviço: O Livro “Remanso Entre Fatos e Memórias: a História do Museu do Sertão” pode ser adquirido no próprio Museu do Sertão Antonio Coelho, ou diretamente com Dona Marisa. Mais informações pelo telefone 3535 1230.

Informações: Edcarlos Mendes


Deixe uma resposta