Geral

Secretaria da Indústria Naval e Portuária firma acordo para transferência de madeiras

Ontem (12/05) o Secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Dr. Carlos Costa, juntamente com representantes do Ibama e a prefeitura de Camamu localizada no baixo Sul da Bahia, se reuniram para firmar o acordo de transferência de madeiramento apreendido na Bahia e principalmente proveniente do Pará (Floresta Amazônica).

De acordo com o Secretário Carlos Costa a missão maior é fazer com que a Indústria Naval Artesanal que existe no Baixo Sul aconteça, pois é considerada secular. “A cada dez barcos artesanais de médio porte fabricados no Brasil, oito são feitos nesta região, com todas as dificuldades que se apresentam neste exato momento, e dessa forma queremos revitaliza-lo”, destaca.
Para que a revitalização dos estaleiros se perpetuem, é importante que se adquira compensações, que é, por exemplo, trazer incentivo em energia elétrica e isenções de impostos com as prefeituras envolvidas. “Temos que aproveitar essa oportunidade das madeiras apreendidas, pois aqui na região não existem suficientes para os estaleiros, e este evento serve para fomentar e dar uma musculatura ao setor naval artesanal” enfatiza o Secretário Costa.
O Secretário Carlos Costa, sinaliza ainda que a intenção é trazer mão de obra especializada de Portugal para realizar treinamentos, pois lá existe uma indústria ativa, e hoje, tecnicamente falando, existe um excelente o acabamento, materiais são tecnologicamente mordenizados. Isso é uma orientação do Governador Jaques Wagner que defende a manutenção dessa indústria naval artesanal secular.

Informações: Candra Martins de Almeida
Da redação: redacao@remansonoticias.com.br

Deixe uma resposta