Intimado a prestar esclarecimentos no inquérito que investiga se ele incomodou uma baleia jubarte durante um passeio de jet ski, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está convocando apoiadores a comparecerem à cidade de São Sebastião, no litoral de São Paulo, no próximo dia 7, onde ele vai prestar depoimento na Polícia Federal (PF) para esclarecer o assunto. A situação teria ocorrido em junho do ano passado.
A ideia de Bolsonaro é fazer um grande ato na cidade. “Eu quero convidar o pessoal de Ubatuba, São José dos Campos, Guarujá, Santos. Vamos comparecer aí em São Sebastião no próximo dia 7, às 15 horas. Eu vou prestar depoimento à PF, que tá fazendo o seu papel, e, saindo dali, eu quero dirigir a palavra a vocês”, diz ele em vídeo.
“Espero contar com a presença de todos vocês para nós fazermos um grande ato em São Sebastião”, prossegue. O vídeo foi retirado de uma entrevista que Bolsonaro deu para o programa Sem Filtro, da Revista Oeste, nesta quinta (1º).
O inquérito que investiga o ex-presidente foi aberto após circularem vídeos e fotos nas redes sociais que mostrariam que o jet ski de Bolsonaro teria ficado a 15 metros da baleia. A legislação brasileira proíbe pesca e “molestamento intencional” desses animais nas áreas litorâneas.